Follow by Email / Siga por email

quinta-feira, março 12, 2009

MUNICÍPIO DE AVIS - BIBLIOTECA - Avisestórias


www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net/

Histórias...muitas histórias no
5º Encontro “AVISeSTÓRIAS”
O Auditório Municipal “Ary dos Santos” acolhe, no próximo dia 18 de Março, o 5º Encontro de Contadores de Histórias, este ano sob o mote “Mil e uma formas de contar e encantar”.

A iniciativa, promovida pelo Município de Avis com a colaboração do Agrupamento Vertical de Escolas de Avis, deverá reunir um alargado número de contadores de histórias e pessoas interessadas em ouvi-las, entre professores, educadores e estudantes, que irão participar nas várias actividades e painéis de discussão de diversos temas relacionados com o universo da tradição oral, para dizer, escutar e pensar a importância da arte narrativa.

A recepção aos participantes deste Encontro terá início às 9h30, seguida da cerimónia de abertura animada pela música “O mundo do faz de conta”, que contará com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Avis.

Às 10h30 “O poder da palavra” dita em voz alta, com entoação, volume e gestos, será o tema abordado pela animadora e actriz Ilda Oliveira, ao que se seguirá “Conto para que tu contes”, a cargo de Carlos Moreira, actor, animador, palhaço e contador de histórias, e “Histórias e contas de gente e outros seres”, da responsabilidade de Pedro Correia, também ele actor e contador de histórias.

Às 14h30, depois da pausa para almoço, os trabalhos serão retomados com a apresentação de Miguel Horta, pintor, escritor e animador, sob o titulo “Contar – Uma ferramenta social”.

A meio da tarde, às 15h15, será a vez do animador e contador de histórias Jorge Serafim “Expressar para respirar”, e às 16h15, a Biblioteca Municipal de Avis será protagonista de uma intervenção sobre “A leitura que encanta nas freguesias”.

Antes do fim desta sessão dedicada às histórias e à arte de as contar, arte que já vem de longe, talvez do tempo do “era uma vez...”, o Grupo de Expressão Dramática da Casa da Cultura de Mora subirá ao palco para uma dramatização da peça de teatro “A galinha verde”, integrada no Projecto “O Talego Culto”.

A noite será, igualmente, uma forma de valorização do conhecimento transmitido pela oralidade e, nessa perspectiva, o “AVISeSTÓRIAS” abrirá, de novo, as portas para toda a população para que possa assistir, livremente, a partir das 20h30, à representação de “Uma história de amor”, interpretada pelo Grupo de Expressão Dramática Fazigual da EB 2,3 Mestre de Avis, e ao “Serão de Contos” preenchido com os contadores Carlos Moreira, Ilda Oliveira, Jorge Serafim, Miguel Horta e Pedro Correia que, desta feita, emprestarão as suas vozes, os seus corpos e as suas memórias para dar vida às personagens, a cenários, ao mágico e ao fantástico das histórias que se cruzam, se completam, se constróem.

* Retirado do site : http://www.cm-avis.pt/noticias/noticias/2009/MAR/avisestorias.html

1 comentário:

Miguel Horta disse...

Meus queridos amigos,
Gostei muito de contar histórias em Aviz e distribuir flores pelos casais apaixonados...
Acarinhem os contadores de histórias, eles trazem o livro e o imaginário para bem junto dos vossos meninos/as e Pais.
Bem Hajam!