Follow by Email / Siga por email

segunda-feira, março 21, 2011

UM POEMA POR SEMANA - ESTREIA ESTA SEGUNDA NA RTP 2



Estreia 2ª feira na RTP2 * UM POEMA POR SEMANA

Sophia de Mello Breyner Andresen, Cesário Verde, Ruy Belo, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Sá de Miranda, António Nobre, Alexandre O’Neill, Luís Vaz de Camões, Jorge de Sena, José Régio, David Mourão Ferreira, António Gedeão, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny. O que têm em comum estes poetas? Para lá do facto de estarem mortos? Todos marcaram indelevelmente a história da literatura em língua portuguesa. Mais do que isso: marcaram o nosso imaginário e condicionaram a nossa identidade. A inda que, muitas vezes, disso não tenhamos consciência.
São de Sophia, Cesário, Ruy Belo, Pessoa, Torga, Sá de Miranda, Nobre, O’Neill, Camões, Sena, Régio, David, Gedeão, Eugénio e Cesariny os 15 poemas que veremos ditos ao longo de 75 dias por 75 pessoas diferentes. UM POEMA POR SEMANA é isso mesmo: o mesmo poema de Alexandre O’Neill dito de segunda a sexta-feira por cinco pessoas. Uma à segunda, outra à terça, outra à quarta, outra à quinta e outra à sexta. O mesmo poema.
Os “dizedores” são homens e mulheres, novos e velhos, portugueses e brasileiros e angolanos e italianos falantes de português. Gente que tem em comum gostar MUITO de poesia. Na esmagadora maioria dos casos, não atores.
UM POEMA POR SEMANA – 75 episódios de cerca de três minutos cada um – será emitido diariamente, todos os dias de semana, com duas repetições por dia. A estreia está marcada para dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
Agora, a equipa. A equipa de UM POEMA POR SEMANA é também composta por pessoas de várias gerações e diversas origens – geográficas e profissionais. A escolha dos poemas é de José Carlos de Vasconcelos, jornalista com longa história na ação cultural em Portugal e diretor do clássico “Jornal de Letras”; a direção artística, a realização e a cenografia são de Paulo Braga, um criativo sénior do mundo da Publicidade; o casting foi feito por João Gesta, o apaixonado inventor de Quintas de Leitura no Teatro do Campo Alegre, no Porto; e por Gonçalo Riscado, responsável pelo Music Box e pelo novíssimo festival de Slam Poetry, em Lisboa; a produção é de Frederico Wiborg. UM POEMA POR SEMANA é uma ideia de Paula Moura Pinheiro que reuniu esta equipa e tentou produzir a série dentro da RTP. UM POEMA POR SEMANA foi filmado nos estúdios da Panavideo.
UM POEMA POR SEMANA estreia no dia 21 de março com três emissões diárias, antes da 14h00, às 18h30 e antes das 22h00. A primeira semana é dedicada a Alexandre O’Neill. Também pode ver e acompanhar UM POEMA POR SEMANA através do site www.rtp.pt/umpoemaporsemana e no Facebook da RTP2.

"Portugal” - Alexandre O’Neill – de dia 21 a 25 de março

Bruno Pestana Jurista - Filipa Leal Jornalista

Maria José Marques Jornalista - Rui Spranger Ator

Susana Menezes Programadora de Serviço Educativo

www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net/

Sem comentários: