Follow by Email / Siga por email

domingo, julho 14, 2013

OUT OF AFRICA - Homenagem a Nelson Mandela

Caros Amigos uma exposição interessante. Visitem :)
OUT OF  AFRICA - Homenagem a Nelson Mandela
Bacalhôa Vinhos de Portugal
Out of Africa

Convite
Inauguração

11/07/2013
5.ª feira
19h00
O Comendador Berardo, a Associação de Colecções e a Bacalhôa Vinhos de Portugal, têm a honra de convidar V. Exa. para a inauguração das seguintes exposições: Out of Africa – Homenagem a Nelson Mandela; What a Wonderful World! – Art Nouveau, Art Deco e Cerâmica Bordalo Pinheiro, e O Azulejo Português do Século XVI ao Século XX, no dia 11 de Julho, quinta-feira, às 19h00, nas instalações da Bacalhôa Vinhos de Portugal, Azeitão.
Out of Africa é uma exposição, que tem como objectivo fundamental homenagear o Honorável, e para sempre Presidente, Nelson Mandela! Um homem que ofereceu a vida ao serviço da Humanidade, considerado internacionalmente o mais importante líder, Pai da Pátria da moderna nação sul-africana, Nobel da Paz e, eterno exemplo de mudança para um Mundo melhor e mais justo. Através de diversas colecções africanas etnográficas e obras contemporâneas, associo-me ao Cosmos, que de diversas maneiras, glorifica o homem com um sorriso inimitável! Devo confessar que, ao longo da minha vida, tenho tido o privilégio de conhecer pessoas admiráveis, em todas as esferas, mas não posso deixar de confidenciar, que Nelson Mandela foi, muito provavelmente, a personalidade que mais me marcou, emocional e espiritualmente. O seu espírito de luta, a sua força, o seu amor e o seu “Longo Caminho para a Liberdade” são tocáveis e jamais esquecíveis. Como sabem, adoro África e, sempre que posso regresso, é uma verdadeira história de amor! É a pátria do meu coração e a terra onde se pára para brindar à vida!
What a Wonderful World! É uma passagem para um ambiente de glamour e perfeição. É deixar-se levar pela Art Nouveau e Art Deco, é deixar-se cativar pela euforia dos Anos Loucos; é deixar-se circundar pelas cores brilhantes e tons metálicos. É viajar por uma época de prosperidade e liberdade, mas é sobretudo participar num momento de felicidade, deixando-se contagiar pela mensagem de paz e esperança, imortalizada na voz de Louis Armstrong. Mas a viagem continua, desta feita pela mão do génio português Rafael Bordalo Pinheiro, pai da personagem intemporal, o afamado Zé Povinho, que permanecendo vivo e actual continua, ainda hoje, a agitar consciências, falando em nome de todos aqueles que normalmente não têm voz. Foi através da criatividade e imaginação que expandiu uma admirável produção cerâmica, ficando definitivamente consagrado. A este artista irreverente se deve a ascensão da Cerâmica Caldense a um lugar de notoriedade no panorama nacional e internacional.
O Azulejo Português do Século XVI ao Século XX, quase que dispensa apresentações, pois tem sido através desta arte que mais se tem expressado a criatividade e o génio artístico português no plano das artes ornamentais, cujos artistas e artífices têm sabido tirar partido das características de flexibilidade, utilidade e durabilidade deste material, jogando sempre com os seus valores cromáticos e o efeito de luz, em articulação com os locais onde é aplicado. Utilizada de forma exuberante e sem par em qualquer país da Europa, a azulejaria, que proliferou durante mais de cinco séculos em Portugal, acabou por se transformar numa autêntica contribuição do nosso país para o património cultural e artístico mundial. Esta, é outra das minhas paixões e que começou nos bancos da escola com a imagem de um cavaleiro, que até hoje me acompanha na vida!
Espero – e desejo – que todas estas obras, artistas, mestres desconhecidos, génios, líderes mundiais, vos possam transportar para uma atmosfera de paz, vendo mundos para além do Mundo. Welcome to the Twilight Zone…
J.M.R. Berardo
Presidente
 

 Newsletter em PDF
Bacalhôa Vinhos de Portugal
Estrada Nacional 10
Vila Nogueira de Azeitão
2925-901 Azeitão
Portugal
T. +351 21 219 80 60
F. +351 21 219 80 66

Convite válido para duas pessoasConfirmação obrigatória, até 9 de Julho de 2013,
para os seguintes números :


Ana Leitão
91 654 65 21

Madalena Biancard
91 654 84 98
E-mail: enoturismo@bacalhoa.pt


www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net/

Sem comentários: