segunda-feira, abril 24, 2006



O Mundo de Contar Histórias
Contar Histórias é uma das Artes mais antigas da Humanindade. Todas as Histórias, por mais que não pareça são Fonte de experiências e de lições maravilhosas que retratam a História da Humanidade. Através da análise destas conseguimos filtrar a Cultura de um Povo, assim como a sua relação com o Mundo que os cerca.
Na Leitura e no escutar de Histórias amplia-se o Grau de conhecimento de qualquer Ser Humano.
Esse Todo de Prazer, emoção e Partilha criado pela presença de um ouvinte, de Histórias, palavras, sons e imagens, completam um quadro de acção que vai proporcionar através do simbolismo, implícito nas tramas e personagens uma acção no inconsciente .
O significado simbólico dos Contos está ligado aos eternos dilemas que o Homem tem enfrentado ao longo da sua Caminhada de amadurecimento Emocional, que leva ao Conhecimento do Eu num Mundo onde outros Eu’s estão também em constante Evolução.
Nos Contos tradicionais, na literatura Infantil as diferenças das personagens entre os Bons e os Mãos, o Bonito e o Feio e outros mais exemplos encontramos grandes Lições que facilitam à Criança e adulto a compreensão de valores básicos da conduta Humana . Com eles ela vai aprendendo a reconhecer-se no Mundo que também lhe pertence por direito. Confrontada com todas essas situações é levado a se identificar com a semente da Bondade e da Beleza onde o principal personagem passa a ser Ele . Por isso Creio que o Mundo de Contar Histórias é cada vez mais importante cada dia que passa, para o filtrar e consertar de desvios da Verdadeira Identidade do Homem do Amanhã . A Cura da Sociedade começa primeiro dentro de casa desde tenra idade . Os Homens do amanhã são as Crianças do Hoje. Muitos Jovens não têm objectivos de Vida pela falta de valores passados e interiorizados. As Histórias são a Ponte entre o Passado e o Futuro que se Realizará sempre num Presente, sempre Presente através da acção ...


Ilda Oliveira

3 comentários:

Anónimo disse...

talento , suas atitudes de bondada para com o próximo aliás todo o bem que vc pratica nessa vida de loucura .Mim sinto orgulhasa em ter contanto com o ser tão lindo como vc .Sei que nossa senhora está cuidando de você , sei que ainda irá fazer muito bem a esse mundo . seja felizzzzzzzzz sucessoss rayannelopes_17@hotmail.com

Anónimo disse...

Conhecendo o seu talento , suas atitudes de bondada para com o próximo aliás todo o bem que vc pratica nessa vida de loucura .Mim sinto orgulhasa em ter contanto com o ser tão lindo como vc .Sei que nossa senhora está cuidando de você , sei que ainda irá fazer muito bem a esse mundo . seja felizzzzzzzzz sucessoss rayannelopes_17@hotmail.com

Anónimo disse...

Me gusta tu blog y tus historias, creo como tu que los cuentos estan llenos de mensajes para nuestro inconsciente, lleno de mapas y de soluciones para encontrar nuestros tesoros interiores. Te conozco a traves de Isabel de Oporto, espero que algun dia nos conozcamos en persona y podamos intercambiar cuentos, conocimientos y sonrisas.
Me encanta meterme en los subtarraneos de los cuentos, ir por los laberintos y seguir las miguitas de pan que permiten conocer sus verdades. Me gusta destriparlos y ver sus piezas, para compartir con todos su incalculable valor y belleza. Gracias por colaborar con ellos y ser su guardiana.
Un saludo desde un rincon de España.
Lorenzo
lasaguilas@telefonica.net