quarta-feira, março 25, 2009

"GRANDES LIVROS" RTP2 ESTREIA 27 -MARÇO



www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net/

O Celebrar da Verdadeira Identidade Portuguesa

“ Grandes Livros “

Estreia dia 27 de Março às 21.00 na RTP2

Como celebrar a verdadeira Identidade Cultural Portuguesa e caminhar para o futuro sem respeitar o passado Literário. A Verdadeira Identidade Cultural é a convicção com que a RTP2 celebra a língua e a cultura portuguesa, e a têm traduzido desde algum tempo através de vários programas semanais, desde o clássico “A Alma e a Gente” ao “Bairro Alto” passando pela”Câmara Clara”, e seguindo essa linha de pensamento e acção surge a série “ Grandes Livros”. Com a produção a cargo da Companhia das Ideias. A RTP2 orgulha-se de apresentar a primeira série televisiva em Portugal que dedica cada um dos seus 12 episódios a uma obra – prima da literatura nacional e ao seu autor.

Desde “Os Maias”, de Eça de Queiroz; “O Delfim”, de José Cardoso Pires; “Os Lusíadas”, de Luís de Camões; “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco; “Navegações”, de Sophia de Mello Breyer; Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto; “Sermão de Santo António aos Peixes”; de Padre António Vieira; “Aparição”, de Vergílio Ferreira; “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa; “Sinais de Fogo”, de Jorge de Sena; “Viagens na Minha Terra”, de Almeida Garrett; “Mau Tempo no Canal”, de Vitorino Nemésio. Estes são os 12 grandes livros escolhidos entre outros grandes, que não cobrem a imensa riqueza da literatura em língua portuguesa, mas que podemos tomar como referência na nossa Identidade e na formação dos mais novos e demais interessados.

Cativar jovens, uma nova alternativa, bem conseguida pela equipa RTP2 e companhia de Ideias. Que ao criar o combinar perfeito da arte da representação, e a recriação de certos momentos da vida e obra, através dos meios áudio visuais.
O simples prazer pelo verdadeiro saber alimentado pelo programa "Grandes Livros", poderá ser uma grande ajuda para educadores, professores e demais interessados pelo mais saber.
“Grandes Livros” oferece excertos das obras e a narrativa dos seus enredos e enredos das vidas dos autores pela voz de Diogo Infante e pelo recurso aos registos docudrama, biográfico, histórico. Ao longo dos 12 episódios, 50 professores, críticos e ensaístas que analisam e relêem vários escritores em intervenções simples e rigorosas, coloridas e sabedoras.
A 27 de Março pelas 21.00 na RTP2 “Grandes Livros” abre o seu 1º programa com “Os Maias”, numa nova forma de vivenciar grandes Escritores e suas obras. Um programa a ver em família.

ILDA OLIVEIRA

2 comentários:

Paula Raposo disse...

Uma iniciativa de louvar!! Muitos beijos para ti, Ilda.

Luis Ferreira disse...

Uma grande iniciativa...

Bjs amiga
Luis