ARTE & COMPANHIA - Este Site destina-se a divulgar várias actividade ligadas à Arte, prestando assim a sua devida homenagem...
Para mais informações sobre as minhas actividades:
Espectáculos,Produções, Projectos, Acções Educativas e Formação, Contactem por favor pelo:
Email: ilda.oliveira@gmail.com
Contacto: 926 779 085/
Ver o site: www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net
Em ambos os sites poderá encontrar Histórias, fábulas, Lendas, Mitos e Poesia...
LANÇAMENTO DO LIVRO - MARCHA ATRÁS - DE MÁRIO NÓBREGA
Exmos. Senhores
A Presidente da junta de Freguesia da Alcântara, Dr.ª Isabel Leal de Faria, o autor, Mário Nóbrega, e a Lua de Marfim têm o grato prazer de convidar V. Ex.ª a estar presente no Lançamento do Livro “Marcha atrás”, que terá lugar dia 26 de Março de 2011, pelas 16:30H, no Auditório da Junta de Freguesia de Alcântara, sito na Rua dos Lusíadas n.º 13, em Lisboa.
Obra e autor serão apresentados pelo Dr. Ernesto Ferreira da Silva
Sinopse: “Marcha atrás vem minorar a escassez de produções literárias sobre o histórico bairro de Alcântara, um dos mais emblemáticos de Lisboa.” do prefácio de Ernesto Ferreira da Silva
Breve biografia do autor: Mário Nóbrega
Nasceu no dia 16 de Janeiro de 1950, em Lisboa, na Rua da Cruz a Alcântara, de onde saiu aos 22 anos de idade. Fez os seus estudos na Escola Técnica Elementar Francisco de Arruda e na Escola Comercial Ferreira Borges. Começou a trabalhar aos 14 anos, numa companhia de seguros, e os seus primeiros passos no jornalismo foram dados aos 22 anos, em O Primeiro de Janeiro, seguindo-se um périplo por Jornal de Notícias, Gazeta dos Desportos, Golo, O JOGO (em todos trabalhou por duas vezes) e o diário. Teve, também, uma colaboração esporádica no Diário de Lisboa e no Público. O seu ingresso nos quadros de A BOLA aconteceu em Julho de 1993. Neste seu trajecto de 39 anos no mundo do jornalismo desempenhou as funções de redactor principal, editor, subchefe e chefe de redacção. O seu primeiro livro, com o título A vida tem cada coisa..., uma selecção de opiniões que escreveu em A BOLA, entre 2007 e 2009, foi publicado em Março de 2010, na editora Temas Originais.
Gratos pela sua preferência.
Entrada livre
(Convite em anexo – Ajude-nos a divulgar a literatura portuguesa – Muito obrigado)
Visite-nos em: Site: http://luademarfim.pt/ Blogue: http://luademarfimeditora.blogspot.com/ Escritório: Praça José António Veríssimo n.º 5 – C. Com. 84 – Loja 7 Quinta da Piedade Póvoa de Santa Iria Telefone: 219 594 817 Ver Site: www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net/
Amanhã, 10 Fevereiro, às 19h30, inaugura a mostra espaço_arte@ulis2011, na Reitoria da Universidade de Lisboa. A música ambiente é da responsabilidade de Spinafro e será servido um cocktail.
A mostra espaço_arte@ulis2011 nasceu de um desafio lançado pelo Reitor António Nóvoa, a que responderam positivamente 55 artistas portugueses, de diferentes escolas e expressões plásticas, oferecendo à Universidade de Lisboa as suas obras. A receita reverterá integralmente para o projecto ULis2011 – Comemorações dos 100 anos da Universidade de Lisboa.
Spinafro - Playlist
Site: http://centenario.ul.pt. Facebook: ULis2011 – Centenário da Universidade de Lisboa ULis2011: ulis2011@reitoria.ul.pt Ver Site: www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net/
A história de 10 pessoas contada em episódios "Eu Sou África” é uma série documental de 10 episódios, dois por cada um dos PALOP: Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Cada um dos filmes desta série retrata a vida e a obra de uma africana ou africano implicado na história e no desenvolvimento social, político e cultural do país onde nasceu. “Eu Sou África&rdquo ; revela dez heróis desconhecidos do grande público e desfaz os lugares comuns depreciativos da realidade dos PALOP. Na diversidade das suas experiências e reflexões, o que estes dez africanos dão a ver é a emergência de uma nova África de língua portuguesa – um lugar em que a esperança tem toda a razão de ser.
Realização: Maria João Guardão Produção: Vitrimedia
O primeiro programa fala-nos de LUZIA SEBASTIÃO
Uma mulher muito elegante e bonita conduz pelas ruas de Luanda, mostrando a sua cidade que, tem vindo a vestir uma nova pele, com edifícios desmesurados a serem erguidos, uma “pele” que às vezes a descaracteriza, “perdendo traços e ficando mais moderna.” Ainda assim, o bairro da sua infância, o Cruzeiro, continua a ser um dos mais calmos, apesar de ter mais muros nas casas. Luzia estava no 6º ano quando deixou o liceu para entrar na guerra de libertação. Depois foi um rodopio de emoções. Os tantos anos de guerra que Angola viveu (e mesmo durante a guerra era preciso manter a dignidade humana), ensinaram-lhe que se deviam ter sentado a tempo de “reconhecer erros de parte a parte”. Vamos ouvi-la falar de Justiça, do sistema de direito herdado de Portugal, da constituição que vinha de 1992 e que em 2010 foi alterada, dos direitos das mulheres e dos desafios de governação. Veremos também esta supermulher no seu lar de fim de semana, nos arredores de Luanda, com um neto ao colo e uma família que vai chegando para o almoço e ocupa dois sofás inteiros. Luzia acredita nas novas gerações e tem vocação para leccionar. Relembra os tempos em que as crianças se sentavam “em latas de leite e punham os cadernos nos joelhos para escrever”. Sabe que ainda há muito a melhorar. A sua geração viveu na expectativa de um desenvolvimento que demora a acontecer, “muitas das coisas pelas quais lutámos ainda não se cumpriram”, mas acredita na capacidade de resistência dos angolanos e num futuro melhor para a sua terra.
PORTUGUESES PELO MUNDO: 3ª TEMPORADA - AMANHÃ - 22H39 - RTP 1
Esta terceira temporada do Portugueses pelo Mundo começa com a capital financeira e do entretenimento do Canadá: Toronto. Uma cidade que é conhecida pela boa qualidade de vida da sua população e o multiculturalismo.
Luís Medeiros, com 34 anos, Jornalista, natural de Carregal do Sal. Leva-nos a conhecer a Omni TV, a primeira estação de televisão multicultural do Canadá. Passeamos pelo bairro de Yorkville, o mais chique da cidade e degustamos um delicioso “brunch”.
Ana Bailão, com 36 anos, Vereadora, natural de Alenquer. Mostra-nos a Universidade de Toronto e leva-nos a passear pelo bairro Little Portugal. Vamos acompanhá-la no seu primeiro dia de trabalho como Vereadora da Câmara de Toronto.
Pedro Castelo Branco, com 37 anos, Cientista, natural de Coimbra. Guia-nos numa visita ao hospital pediátrico “Sickkids” onde trabalha. Com o Pedro vamos visitar uma das mais famosas casas de vinho onde é produzido o vinho de gelo e de seguida conduz-nos até as cataratas do Niágara.
Mafalda Silva, com 33 anos, Designer de Moda, natural de Lisboa. Com ela vamos conhecer a Bloor Street, a rua com as lojas das marcas mais importantes do mundo, mas também entraremos numa loja de roupa de segunda mão no mercado de Kensington.
Dalila Pinto, com 38 anos, Investigadora Genética Molecular, natural do Porto. Convi da-nos a visitar um dos edifícios emblemáticos do Canadá: a CN Tower. Leva-nos a provar um delicioso chocolate, na antiga destilaria reconvertida num espaço com restaurantes, cafés e galerias, a Distillery District. Ver Site: www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net/
A Poesia é como o Azeite - Na Livraria Verney, em Oeiras
Ó rama, ó que linda rama... mas também o ouro da terra gerado pelo trabalho e que vem sempre ao de cima, se misturado à água.
No próximo dia 03 de Fevereiro (quinta-feira), pelas 16 horas, na Livraria-Galeria Verney, em Oeiras, eu e alguns companheiros de aventuras poéticas, celebraremos mais um encontro com poemas.
Lá estarão o Carlos Peres Feio, o David José Silva, o Francisco José Lampreia e a Estefânia Estevens, a Maria Francília Pinheiro, o João Baptista Coelho, o Oeiras Verde... e até eu lá estarei. E queremos contar convosco, para nos ajudarem à celebração.
Muito me apraz, entretanto, registar e informar-vos de que não tenho detectado vestígios de crise no que à poesia concerne. Teremos, pois, esse acréscimo de interesse de nos passearmos numa zona libertada.