quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Os melhores documentários estão na RTP2



De dia 16 a 19 de fevereiro, à noite 

Os melhores documentários estão na RTP2 


5ª feira, dia 16 de fevereiro às 23h30

ALVES REDOL, MEMÓRIAS E TESTEMUNHOS

Em 2011 comemorou-se o centenário do nascimento do escritor Alves Redol, nascido em Vila Franca de Xira a 29 de dezembro de 1911, um dos mais influentes nomes do Neorrealismo português.

Para além dos depoimentos de amigos, de pessoas que o conheceram, de familiares e de intelectuais seus contemporâneos, o seu filho António Redol presta um conjunto de depoimentos sobre momentos marcantes da vida do pai. Estes depoimentos revelarão ao grande público aspetos menos conhecidos (e alguns desconhecidos) só possíveis de serem contados por quem teve uma proximidade única com o escritor, contribuindo assim para a humanização da sua figura.

O Douro, a Nazaré e sobretudo a Lezíria do Tejo, este último o principal local de inspiração de Alves Redol para a criação da maior parte da sua obra literária, são os cenários onde decorreram a maior parte das filmagens, correspondendo ao sentir profundo do escritor e à diversidade da sua obra.

Produção: FRANCISCO MANSO – produção de audiovisuais
Realização: Francisco Manso



6ª feira, dia 17 de fevereiro às 23h30

SÍRIA, OS ASSAD (“SYRIA, THE ASSADS”)

Um documentário sobre a família Assad e o seu poder na Síria, num momento de conflito e rebelião.

Quando ele chegou ao poder em junho de 2000, Bashar al-Assad parecia desajeitado e não tinha carisma. Muitas pessoas consideravam-no impróprio para suceder a seu pai, Hafez. Mas com uma série de manobras políticas e alianças, incluindo um perpétuo jogo de duas caras com as potências ocidentais. O filme revela em como os reinados de Bashar e de seu pai transformaram o país num regime opaco ao serviço de uma única família. Ele também mostra os limites de um governo que só pode ser mantido por meio de intimidação, terror e corrupção

Produção: Bonne Compagnie
Realização: Christophe Ayad & Vincnet Cointet
Autoria: Christophe Ayad & Vincent de Cointet
Fotografia: Marc Lavastrou, Denis Leroy, Julien Pradinaud, Benoit Tricot
Música: Damien de Medeiros



Sábado, dia 18 de fevereiro às 21h00

ZÉ DA GUINÉ, Crónica dum africano em Lisboa

Um jovem africano, Zé da Guiné, chega a Lisboa à procura da cidade abundante, mundo maravilhoso, onde todos os sonhos se podem realizar.
A cidade na época, meados dos anos 70, só é abundante no movimento e nas palavras. Não havia outra riqueza, a tal riqueza da cornucópia que ele esperava.
Tenta habituar-se à ideia, no que é facilitado pelo tamanho e movimento da urbe. Percebe a oportunidade e faz o que melhor sabe fazer e que a experiência ensina a qualquer africano: fazer o novo com o velho. Trava conhecimento com todos os protagonistas das novas correntes, desde as artes à comunicação social, e deles fica amigo. Reinventa a moda e inventa a noite. É o Brown, é o Souk, é o Rockhouse, são as Noites Longas, é o Bebop.
Lisboa ganha a noite, uma noite colorida, onde todos os quadrantes e todas as capelas se encontram e se reconhecem nas míticas sextas feiras das Noites Longas. Lisboa, cresce e orgulha-se das suas gentes de tantos sítios e de tantos credos. Antes do Zé da Guiné as noites eram escuras, frias e metiam medo.
Um quarto de século depois o que resta de tudo isto?

Produção: José Manuel de S. Lopes
Realização/Guião: José Manuel de S. Lopes



Domingo, 19 de fevereiro às 21h00

YVES ST. LAURENT, Amor Louco (“YVES ST LAURENT, L´AMOUR FOU”)

Depois da morte de Yves St Laurent, o seu companheiro de sempre, Pierre Bergé, decidiu vender a enorme coleção de arte privada do criador. Foi considerado o leilão do século. Cada peça conta uma história da vida pessoal de St Laurent e Bergé. Realizado por Pierre Thorreton, este filme reúne raro material de arquivo, extraordinárias fotografias e filmes, imagens exclusivas das casas e da vida de ambos. L´amour Fou conta sobretudo a sua história: uma história de amor, de arte e de ética. Premiado em 2010 no Festival de Toronto.

Realização: Pierre Thorreton 
RTP | Rádio e Televisão de Portugal SA
1849-030 Lisboa
Web: www.rtp.ptwww.rtp.pt
Phone: 21 794 7778 21 794 7778

www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net/

Sem comentários: