Follow by Email / Siga por email

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

PORTUGUESES NO MUNDO - RTP 1 - DOMINGOS 12.15



Agora aos domingos, às 12h15, na RTP1 


Portugueses pelo Mundo 


Num país longínquo da Ásia, numa zona movimentada (ou desconhecida nalguns casos) da América, num canto de África, ou da Europa… Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo.
São pessoas que partiram das suas terras, mas que mantêm vivas as referências com Portugal. Homens e mulheres que se acomodaram a novas temperaturas, novas culturas, novos sabores, novos amigos e que agora desfrutam do lugar onde vivem. 
No próximo episódio: Berlim  

Berlim, uma das mais importantes capitais europeias, é um ponto de encontro de diversas culturas, estilos e épocas.

É uma cidade majestosa onde a presença das marcas do passado convive harmoniosamente com um ambiente moderno e cosmopolita. Os berlinenses são um povo muito tolerante. Pessoas de várias etnias e crenças religiosas coabitam de forma pacífica no amplo espaço da cidade.

Em “Portugueses pelo Mundo” vamos viajar até um dos centros culturais mais importantes do mundo.

Inês Thomas de Almeida tem 28 anos, vem de Lisboa e vive em Berlim há 6 anos, onde trabalha atualmente como assistente de encenação.

O João Dias, de 28 anos, vive entre Berlim e Lisboa há 3 anos, onde explora novos horizontes criativos nas artes plásticas. Com ele vamos visitar as Tacheles, um edifício emblemático da cultura “okupa” berlinense, acabando à noite em bares alternativos onde se joga matraquilhos e ping-pong.

Foi por amor que Cristina Delius, 36 anos, natural de Lisboa, foi para Berlim há 18 anos, onde abriu a 1.ª escola de sapateado.

Giselle Ataíde foi há 10 anos para Berlim abrir o 1.º escritório de representação da CGD. Lisboeta de 55 anos já se considera uma nova berlinense. Giselle irá conduzir-nos pelas principais artérias iconográficas da cidade e levar-nos às compras a um dos seus mercados de rua preferidos.

De Valongo para Berlim, João Carvalho de 28 anos, encontra-se na cidade há 3 anos e meio a estudar química. Vai mostrar-nos a mais conhecida avenida berlinense, Unter den Linden, e a maior galeria ao ar livre do mundo, Antropólogo de profissão, terminamos com o Luís Batalha, de 29 anos, que chegou a Berlim em 2006. 



www.ashistoriasdailda.no.comunidades.net/

Sem comentários: